REZANDO COM O EVANGELHO DO DIA
(LECTIO DIVINA)
Reflexões de Frei Carlos Mesters, O.Carm.
Quarta-feira da 30ª Semana do Tempo Comum
1) Oração
Deus eterno e todo-poderoso,
aumentai em nós a fé, a
esperança e a caridade
e dai-nos amar o que
ordenais
para conseguirmos o que
prometeis.
Por nosso Senhor Jesus
Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
2) Leitura do Evangelho (Lucas 13, 22-30)
22Sempre
em caminho para Jerusalém, Jesus ia atravessando cidades e aldeias e nelas
ensinava.23Alguém lhe perguntou: Senhor, são poucos os homens que se
salvam? Ele respondeu:24Procurai entrar pela porta estreita; porque,
digo-vos, muitos procurarão entrar e não o conseguirão.25Quando o
pai de família tiver entrado e fechado a porta, e vós, de fora, começardes a
bater à porta, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos, ele responderá: Digo-vos que
não sei de onde sois.26Direis então: Comemos e bebemos contigo e tu
ensinaste em nossas praças.27Ele, porém, vos dirá: Não sei de onde
sois; apartai-vos de mim todos vós que sois malfeitores.28Ali haverá
choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac, Jacó e todos os profetas
no Reino de Deus, e vós serdes lançados para fora.29Virão do oriente
e do ocidente, do norte e do sul, e sentar-se-ão à mesa no Reino de Deus.30Há
últimos que serão os primeiros, e há primeiros que serão os últimos.
3) Reflexão Lucas 13, 22-30
* O
evangelho de hoje traz mais um episódio acontecido durante a longa caminhada de
Jesus desde a Galiléia até Jerusalém, cuja descrição ocupa mais de uma terça
parte do evangelho de Lucas (Lc 9,51 a 19,28).
* Lucas 13,22: A caminho de Jerusalém
“Jesus atravessava cidades e povoados,
ensinando e prosseguindo caminho para Jerusalém”. Mais uma vez Lucas menciona que Jesus está a caminho de
Jerusalém. Durante os dez capítulos que descrevem a viagem até Jerusalém (Lc
9,51 a 19,28), Lucas, constantemente, lembra que Jesus está a caminho de
Jerusalém (Lc 9,51.53.57; 10,1.38; 11,1; 13,22.33; 14,25; 17,11; 18,31; 18,37;
19,1.11.28). O que é claro e definido, desde o começo, é o destino da viagem:
Jerusalém, a capital, onde Jesus será preso e morto (Lc 9,31.51). Raramente,
informa o percurso e os lugares por onde Jesus passava. Só no começo da viagem
(Lc 9,51), no meio (Lc 17,11) e no fim (Lc 18,35; 19,1), ficamos sabendo algo a
respeito do lugar por onde Jesus estava passando. Deste modo, Lucas sugere o
seguinte ensinamento: temos que ter claro o objetivo da nossa vida, e assumi-lo
decididamente como Jesus fez. Devemos caminhar. Não podemos parar. Nem sempre,
porém, é claro e definido por onde passamos. O que é certo é o objetivo:
Jerusalém, onde nos aguarda o “êxodo” (Lc 9,31), a paixão, morte e
ressurreição.
* Lucas 13,23: A pergunta sobre os número dos
que se salvam
Nesta
caminhada para Jerusalém acontece de tudo: informações sobre massacres e
desastres (Lc 13,1-5), parábolas (Lc 13,6-9.18-21), discussões (Lc 13,10-13) e,
no evangelho de hoje, perguntas do povo:
"Senhor, é verdade que são poucos aqueles que se salvam?" Sempre a mesma pergunta em torno
da salvação!
* Lucas 13,24-25: A porta estreita
Jesus
diz que a porta é estreita: "Façam
todo o esforço possível para entrar pela porta estreita, porque eu lhes digo:
muitos tentarão entrar, e não conseguirão”. Será que Jesus diz isto só para encher-nos de medo e
obrigar-nos a observar a lei como ensinavam os fariseus? O que significa esta
porta estreita? De que porta se trata? No Sermão da Montanha Jesus sugere que a
entrada para o Reino tem oito portas. São as oito categorias de pessoas das
bem-aventuranças: (1) pobres em espírito, (2) mansos, (3) aflitos, (4) famintos
e sedentos de justiça, (5) misericordiosos, (6) puros de coração, (7)
construtores da paz e (8) perseguidos por causa da justiça (Mt 5,3-10). Lucas
as reduziu para quatro: (1) pobres, (2) famintos, (3) tristes e (4) perseguidos
(Lc 6,20-22). Só entra no Reino quem pertence a uma destas categorias enumeradas
nas bem-aventuranças. Esta é a porta estreita. É o novo olhar sobre a salvação
que Jesus nos comunica. Não há outra porta! Trata-se da conversão que Jesus
pede de nós. Ele insiste: "Façam
todo o esforço possível para entrar pela porta estreita, porque eu lhes digo:
muitos tentarão entrar, e não conseguirão. Uma vez que o dono da casa se
levantar e fechar a porta, vocês vão ficar do lado de fora. E começarão a bater
na porta, dizendo: Senhor, abre a porta para nós! E ele responderá: Não sei de
onde são vocês”. Enquanto a hora do julgamento não chegar, é tempo
favorável para a conversão, para mudar nossa visão sobre a salvação e entrar em
uma das oito categorias.
* Lucas 13,26-28: O trágico mal-entendido
Deus
responde aos que batem na porta: “Não sei
de onde são vocês”. Mas eles insistem e argumentam: Nós comíamos e bebíamos diante de ti, e tu ensinavas em nossas praças!
Não basta ter convivido com Jesus, de ter participado da multiplicação dos pães
e de ter escutado seus ensinamentos nas praças das cidades e povoados. Não
basta ter ido à igreja e de ter participado das instruções do catecismo. Deus
responderá: Não sei de onde são vocês.
Afastem-se de mim, todos vocês que praticam injustiça!”. Mal-entendido
trágico e falta total de conversão, de compreensão. Jesus declara injustiça aquilo que os outros
consideram ser coisa justa e agradável a Deus. É uma visão totalmente nova
sobre a salvação. A porta é realmente estreita.
* Lucas 13,29-30: A chave que explica o
mal-entendido
“Muita gente virá do oriente e do ocidente, do
norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. Vejam: há últimos que
serão primeiros, e primeiros que serão últimos". Trata-se
da grande mudança que se operou com a vinda de Deus até nós em Jesus. A
salvação é universal e não só do povo judeu. Todos os povos terão acesso e
poderão passar pela porta estreita.
4) Para um confronto pessoal
1) Ter o objetivo claro e caminhar
para Jerusalém: Será que tenho objetivos claros na minha vida ou deixo-me levar pelo vento do momento
da opinião pública?
2) A porta é estreita. Qual a visão
que tenho da Deus, da vida, da salvação?
5) Oração final
Glorifiquem-vos, Senhor, todas as vossas obras,
e vos bendigam os vossos fiéis.
Que eles apregoem a glória de vosso reino,
e anunciem o vosso poder. (Sl 144, 10-11)
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