REZANDO COM O EVANGELHO DO DIA
(LECTIO DIVINA)
Reflexões de Frei Carlos Mesters, O.Carm.
Terça-feira da 20ª Semana do Tempo Comum
1) Oração
Ó Deus, que preparastes para
quem vos ama
bens que nossos olhos não
podem ver;
acendei em nossos corações a
chama da caridade
para que, amando-vos em tudo
e acima de tudo,
corramos ao encontro das
vossas promessas que superam todo desejo.
Por nosso Senhor Jesus
Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
2) Leitura do Evangelho (Mateus 19,23-30)
Naquele tempo, 23Jesus disse então aos seus discípulos: Em
verdade vos declaro: é difícil para um rico entrar no Reino dos céus! 24Eu
vos repito: é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um
rico entrar no Reino de Deus. 25A estas palavras seus discípulos,
pasmados, perguntaram: Quem poderá então salvar-se? 26Jesus olhou
para eles e disse: Aos homens isto é impossível, mas a Deus tudo é possível. 27Pedro
então, tomando a palavra, disse-lhe: Eis que deixamos tudo para te seguir. Que
haverá então para nós? 28Respondeu Jesus: Em verdade vos declaro: no
dia da renovação do mundo, quando o Filho do Homem estiver sentado no trono da
glória, vós, que me haveis seguido, estareis sentados em doze tronos para
julgar as doze tribos de Israel. 29E todo aquele que por minha causa
deixar irmãos, irmãs, pai, mãe, mulher, filhos, terras ou casa receberá o
cêntuplo e possuirá a vida eterna. 30Muitos dos primeiros serão os
últimos e muitos dos últimos serão os primeiros.
3) Reflexão Mateus
19,23-30
* O evangelho de hoje é a continuação
imediata do evangelho de ontem. Traz o comentário de Jesus a respeito da reação
negativa do jovem rico.
* Mateus
19,23-24: O camelo e o fundo da agulha.
Depois que o jovem foi embora, Jesus comentou a
decisão dele e disse: "Eu garanto a
vocês: um rico dificilmente entrará no Reino do Céu. E digo ainda: é mais fácil
um camelo entrar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de
Deus". Duas observações a respeito desta afirmação de Jesus: 1) O provérbio do
camelo e do buraco da agulha se usava para dizer que uma coisa era impossível e
inviável, humanamente falando. 2) A expressão “um rico entrar no Reino” trata, não em primeiro lugar da entrada
no céu depois da morte, mas sim da entrada na comunidade ao redor de Jesus. E
até hoje é assim. Os ricos dificilmente entram e se sentem em casa nas comunidades
que tentam viver o evangelho de acordo com as exigências de Jesus e que
procuram abrir-se para os pobres, os migrantes e os excluídos da sociedade.
* Mateus
19,25-26: O espanto dos discípulos
O
jovem tinha observado os mandamentos, mas sem entender o porquê da observância.
Algo semelhante estava acontecendo com os discípulos. Quando Jesus os chamou,
fizeram exatamente o que Jesus tinha pedido ao jovem: largaram tudo e foram
atrás de Jesus (Mt 4,20.22). Mesmo assim, ficaram espantados com a afirmação de
Jesus sobre a quase impossibilidade de um rico entrar no Reino de Deus. Sinal
de que não tinham entendido bem a resposta de Jesus ao moço rico: “Vai vende tudo, dá para os pobres e vem e
segue-me!” Pois, se o tivessem entendido, não teriam ficado tão chocados
com a exigência de Jesus. Quando a riqueza ou o desejo da riqueza ocupa o
coração e o olhar, a pessoa já não consegue perceber o sentido da vida e do
evangelho. Só Deus mesmo para ajudar! "Para os homens isso é impossível, mas para
Deus tudo é possível."
* Mateus
19,27: A pergunta de Pedro.
O pano de fundo da incompreensão dos discípulos
transparece na pergunta de Pedro: “Olhe,
nós deixamos tudo e te seguimos. O que é que vamos receber?” Apesar da
generosidade tão bonita do abandono de tudo, eles mantinham a mentalidade
anterior. Abandonaram tudo para receber algo em troca. Ainda não entendiam bem
o sentido do serviço e da gratuidade.
* Mateus
19,28-30: A resposta de Jesus
"Eu garanto a vocês: no mundo novo,
quando o Filho do Homem se sentar no trono de sua glória, vocês, que me
seguiram, também se sentarão em doze tronos para julgar as doze tribos de
Israel. E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos,
campos, por causa do meu nome, receberá muitas vezes mais, e terá como herança
a vida eterna. Muitos que agora são os primeiros, serão os últimos; e muitos
que agora são os últimos, serão os primeiros". Nesta resposta, Jesus descreve o
mundo novo, cujos fundamentos estavam sendo lançados pelo trabalho dele e dos discípulos.
Jesus acentua três pontos importantes: (1) Os discípulos vão sentar nos doze
tronos junto com Jesus para julgar as doze tribos de Israel (cf. Apc 4,4). (2)
Vão receber em troca muitas vezes aquilo que tinham abandonado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos, campos, e terão a
herança da vida eterna garantida. (3) O mundo futuro será a inversão do mundo
atual. Nele os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os últimos. A
comunidade ao redor de Jesus é semente e amostra deste mundo novo. Até hoje as
pequenas comunidades dos pobres continuam sendo semente e amostra do Reino.
* Cada vez que, na
história do povo da Bíblia, surge um movimento para renovar a Aliança, ele
começa restabelecendo os direitos dos pobres, dos excluídos. Sem isto, a Aliança
não se refaz! Assim faziam os profetas, assim faz Jesus. Ele denuncia o sistema
antigo que, em nome de Deus, excluía os pobres. Jesus anuncia um novo começo
que, em nome de Deus, acolhe os excluídos. Este é o sentido e o motivo da
inserção e da missão da comunidade de Jesus no meio dos pobres. Ela atinge a
raiz e inaugura a Nova Aliança.
4) Para um confronto pessoal
1)
Abandonar casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos,
campos, por
causa do nome de Jesus. Como isto acontece na sua vida? O que já
recebeu de volta?
2)
Hoje, a maioria dos países pobres não é da religião cristã, enquanto a maioria
dos países ricos é da religião cristã. Como se aplica hoje o provérbio do
camelo que não passa pelo fundo de uma agulha?
5) Oração final
Ainda que eu atravesse o vale escuro,
nada temerei, pois estais comigo.
Vosso bordão e vosso cajado são o meu amparo. (Sl
22, 4)
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