REZANDO COM O EVANGELHO DO DIA
(LECTIO DIVINA)
Reflexões de Frei Carlos Mesters, O.Carm.
Terça-feira da 17ª Semana do Tempo Comum
1) Oração
Ó Deus, sois o amparo dos que em
vós esperam
e, sem vosso auxílio,
ninguém é forte, ninguém é santo:
redobrai de amor para
convosco,
para que, conduzidos por
vós,
usemos de tal modo os bens
que passam,
que possamos abraçar os que
não passam.
Por nosso Senhor Jesus
Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
2) Leitura do Evangelho (Mateus 13,36-43)
36Então Jesus deixou as multidões e foi para casa. Seus discípulos
aproximaram-se dele e disseram: “Explica-nos a parábola do joio!” 37Ele respondeu: “Aquele que semeia
a boa semente é o Filho do Homem. 38O campo é o mundo. A boa semente são os que pertencem ao Reino. O joio são os que
pertencem ao Maligno. 39O inimigo que semeou o joio é o diabo. A colheita é o fim dos tempos. Os
que cortam o trigo são os anjos. 40Como o joio é retirado e queimado no fogo, assim também acontecerá no
fim dos tempos: 41o Filho do Homem enviará seus anjos e eles retirarão do seu Reino toda
causa de pecado e os que praticam o mal; 42depois, serão jogados na fornalha de fogo. Ali haverá choro e ranger de
dentes. 43Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai. Quem tem
ouvidos, ouça.
3) Reflexão Mateus
13,36-43
* O evangelho de hoje traz a explicação
que Jesus, a pedido dos discípulos, deu da parábola do joio e do trigo. Alguns
estudiosos acham que esta explicação, dada por Jesus aos discípulos, não seja
de Jesus, mas sim da comunidade. É possível e provável, pois uma parábola, por
sua própria natureza, pede o envolvimento e a participação das pessoas na
descoberta do sentido. Assim como a planta já está dentro da sua semente,
assim, de certo modo, a explicação da comunidade já está dentro da parábola. É
exatamente este o objetivo que Jesus queria e ainda quer alcançar com a
parábola. O sentido que nós hoje vamos descobrindo na parábola que Jesus contou
dois mil anos atrás já estava implicado na história que Jesus contou, como a
flor já está dentro da sua semente.
* Mateus
13,36: O pedido dos discípulos para explicar a parábola do joio e do trigo
Os discípulos, em casa conversam com Jesus e pedem uma
explicação da parábola do joio e do trigo (Mt 13,24-30). Várias vezes se
informa que Jesus, em casa, continuava o seu ensinamento aos discípulos (Mc
7,17; 9,28.33; 10,10). Naquele tempo não havia televisão e nas longas horas das
noites do inverno o povo reunia para conversar e tratar dos assuntos da vida.
Jesus fazia o mesmo. Era nestas ocasiões que ele completava o ensinamento e a
formação dos discípulos.
* Mateus
13,38-39: O significado de cada um dos elementos da parábola
Jesus responde retomando cada um dos seis elementos da
parábola e lhes dá um sentido: o campo
é o mundo; a boa semente são os
membros do Reino; o joio são os
membros do adversário (maligno); o inimigo
é o diabo; a colheita é o fim dos
tempos; os ceifadores são os anjos.
Experimente você agora ler de novo a parábola (Mt 13,24-30) colocando o sentido
certo em cada um dos seis elementos: campo, boa semente, joio, inimigo,
colheita e ceifadores. Aí, a história toma um sentido totalmente diferente e
você alcança o objetivo que Jesus tinha em mente ao contar esta história do joio
e do trigo ao povo. Alguns acham que esta parábola que deve ser entendida como
uma alegoria e não como uma parábola propriamente dita.
* Mateus
13,40-43: A aplicação da parábola ou da alegoria
Com estas informações dadas por Jesus você entenderá a
aplicação que ele dá: Assim como o joio é
recolhido e queimado no fogo, o mesmo também acontecerá no fim dos tempos: o
Filho do Homem enviará os seus anjos, e eles recolherão todos os que levam os
outros a pecar e os que praticam o mal, e depois os lançarão na fornalha de
fogo. Aí eles vão chorar e ranger os dentes. Então os justos brilharão como o
sol no Reino de seu Pai”. O destino do joio é a fornalha, o destino do
trigo bom é o brilho do sol no Reino do Pai. Por de trás destas duas imagens
está a experiência das pessoas. Depois que elas escutaram Jesus e o aceitaram
em suas vidas, tudo mudou para elas. O fim chegou. Ou seja, em Jesus chegou
aquilo que, no fundo, todos esperavam: a realização das promessas. A vida agora
se divide em antes e depois que escutaram e aceitaram Jesus em suas vidas. A
nova vida começou como o brilho do sol. Se tivessem continuado a viver como
antes, seriam como o joio jogado na fornalha, vida sem sentido e sem serventia
para nada.
* Parábola e Alegoria.
Existe a parábola. Existe a alegoria. Existe a mistura das duas que
é a forma mais comum. Geralmente tudo é chamado de parábola. No evangelho de
hoje temos o exemplo de uma alegoria. Uma alegoria é uma história que a pessoa
conta, mas enquanto conta, ela não pensa nos elementos da história, mas sim no
assunto que deve ser esclarecido. Ao ler uma alegoria não é necessário olhar
primeiro a história como um todo, pois numa alegoria a história não se constrói
em torno de um ponto central que depois serve como meio de comparação, mas cada
elementos tem a sua função independente a partir do sentido que recebe.
Trata-se de descobrir o que cada elemento das duas histórias nos tem a dizer
sobre o Reino como fez a explicação que Jesus deu da parábola: campo, boa
semente, joio, inimigo, colheita e ceifadores. Geralmente, as parábolas são
alegorizantes. Mistura das duas.
4) Para um confronto
pessoal
1)No campo existe tudo misturado: joio e trigo. No
campo da minha vida, o que prevalece: o joio ou o trigo?
2) Você já tentou conversar com outras pessoas para
descobrir o sentido de alguma parábola?
5) Oração final
Feliz aquele que tem por
protetor o Deus de Jacó,
que põe sua esperança no
Senhor, seu Deus.
É esse o Deus que fez o céu
e a terra,
o mar e tudo o que eles
contêm;
que é eternamente fiel à sua
palavra. (Sl 145, 5-6)
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