REZANDO COM O EVANGELHO DO DIA
(LECTIO DIVINA)
Terça-feira da 12ª Semana do Tempo Comum
1) Oração
Senhor, nosso Deus,
dai-nos por toda a vida
a graça de vos amar e temer,
pois nunca cessais de
conduzir
os que formais no vosso
amor.
Por nosso Senhor Jesus
Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
2) Leitura do Evangelho (Mateus 7,6.12-14)
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
6Não lanceis aos cães as coisas santas, não atireis aos porcos as
vossas pérolas, para que não as calquem com os seus pés, e, voltando-se contra
vós, vos despedacem. 12Tudo o que quereis que os homens vos façam,
fazei-o vós a eles. Esta é a lei e os profetas. 13Entrai pela porta
estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduzem à perdição e
numerosos são os que por aí entram. 14Estreita, porém, é a porta e
apertado o caminho da vida e raros são os que o encontram. - Palavra da
salvação.
3) Reflexão
• Discernimento e sabedoria no oferecer coisas de valor.
Nas suas relações com os outros, Jesus adverte contra algumas atitudes
perigosas. A primeira é não julgar (7,1-5): trata-se de uma verdadeira
proibição, "não julgueis", uma ação que impede que qualquer desprezo
ou condenação dos outros. O julgamento final cabe unicamente a Deus; os nossos
parâmetros e critérios são relativos; são condicionados por nossa
subjetividade. Toda condenação dos outros torna-se também auto-condenação,
porque nos põe sob o julgamento de Deus e nos autoexclui do perdão. Se o teu
olho está limpo, isto é, se ele está livre de todo o julgamento ao irmão, você
pode se relacionar com ele de maneira sincera diante de Deus.
Vamos às palavras de
Jesus que o texto oferece: "Não lanceis aos cães as coisas santas, não
atireis aos porcos as vossas pérolas, para que não as calquem com os seus pés,
e, voltando-se contra vós, vos despedacem " (7,6). À primeira vista, este "dito"
de Jesus parece estranho à sensibilidade leitor hodierno. Pode apresentar-se
como um verdadeiro enigma. Na realidade, é uma maneira de dizer de uma língua
semítica que requer interpretação. No tempo de Jesus, como na cultura antiga,
os cães não eram muito valorizados porque eram considerados meio selvagens e de
rua (U. Luz). Passemos agora para o aspecto positivo e didático-sapiencial das
palavras de Jesus: não profanar as coisas sagradas é, afinal, um convite para
usar a prudência e discernimento. No AT as coisas sagradas são a carne para o
sacrifício (Lv 22.14, Ex 29,33 ss; Nm 18,8-19). Também a proibição de lançar
pérolas aos porcos é incompreensível. Para os hebreus, os porcos são animais impuros, como a
quintessência do repugnância. Pelo contrário, as pérolas são as coisas mais
preciosas que se pode ter. A advertência de Jesus se refere àquele que dá aos cães
vadios a carne consagrada e destinada ao sacrifício. Tal comportamento é mau e
muitas vezes imprudente, porque aos cães geralmente não se dava de comer e,
movidos por sua fome insaciável, poderiam se voltar e atacar a seus
"benfeitores".
A nível metafórico, as pérolas
indicam os ensinamentos dos sábios e as interpretações da "Torah". No
Evangelho de Mateus, a pérola é a imagem do reino de Deus (Mt 13,45 ss). A
interpretação dada pelo evangelista para colocar este aviso de Jesus é
essencialmente teológica. Seguramente a interpretação que nos parece mais de
acordo com o texto é a leitura eclesial das palavras de Jesus: um advertência aos
missionários cristãos para não pregar o evangelho a qualquer um (Gnilka).
• O caminho a seguir.
No final do discurso (7,13-27) Mateus coloca, entre outras questões, uma
exortação conclusiva de Jesus, que convida a fazer uma escolha decisiva para
entrar no reino dos céus: a porta estreita (7,13-14). A palavra de Jesus não é
apenas algo que se deve entender e interpretar, mas acima de tudo tem que ser
parte da vida. Agora, para entrar no reino dos céus é necessário seguir um
caminho e entrar na plenitude da vida através de uma "porta". O tema
do "caminho" é muito popular no AT (Dt 11,26-28; 30,15-20; Jr 21,8; Sl
1,6; Sl 118,29-30; Sl 138,4, Sb 5 ,6-7, etc). O caminho mostrado nas duas
portas conduz diferentes metas. Um significado coerente das advertências de
Jesus seria que a porta larga se junta ao caminho largo que conduz à perdição,
ou seja, percorrer um caminho largo é sempre agradável, mas isso não é dito em nosso
texto. Pelo contrário, parece que Mateus concorda com a concepção judaica de
"caminho": seguindo Dt 30,19 e Jr 21,8 há dois caminhos que se
contrapõe, o de morte e o da vida. Saber escolher entre as duas formas
diferentes de vida é fundamental para entrar no reino dos céus. Aquele que
escolhe o caminho estreito, o da vida, deve saber que ele está cheio de aflições;
estreito quer dizer provado no sofrimento pela fé.
4) Para um confronto pessoal
1) Qual é o impacto das palavras de Jesus em seu coração? Você
a escuta para viver sob o olhar do Pai, e para mudar pessoalmente e em suas
relações com os irmãos?
2) A palavra de Jesus, ou melhor, ou Jesus mesmo é a porta
que introduz na vida filial e fraterna. Você se deixa guiar atraído pelo
caminho estreito e exigente do evangelho? Ou segue o caminho largo e fácil, que
consiste em fazer o que se gosta ou o que leva a realizar seus próprios
desejos, e ignora as necessidades dos outros?
5) Oração final
Dirige-me na senda dos teus mandamentos,
porque nela está minha alegria.
Inclina meu coração para teus
testemunhos
e não para a avareza. (Sl
118,35-36)
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